Tradição de Natal – biscoito para fazer com os pequenos

Parece mentira, mas o ano praticamente acabou e o Natal já está aí.

Os shoppings e lojas já se enfeitaram de vermelho e verde e o bom velhinho já figura fácil por onde a gente anda.

Eu, como a maioria das pessoas, adora o Natal e tudo o que ele representa. O sentimento de fraternidade e amor que paira no ar, as confraternizações e o olhar mais humano que invade cada um de nós. Acabo sempre me emocionando.

Procuro sempre, na loucura de final de ano, guardar pequenas janelas de tempo para curtir essa época com os meus filhos, seja para arrumar a casa, seja para rever fotos dos Natais passados ou seja para preparar biscoitos de Natal, um programa em família que já virou tradição por aqui.

99f84bcfed7d9d8c19ac52cce42f491e

Acredito que a cozinha une, a comida ensina a dividir e o alimento nutre muito mais do que só o corpo: nutre a alma. E nada traduz mais o espirito natalino do que isso.

3c5ee0741895c5cc129da264536c7b35

Assim, venho aqui hoje dividir com vocês a minha receitinha básica de biscoitos de Natal. É bem simples e nada elaborada. Perfeita para as crianças colocarem a mão na massa e depois saborearem o seu feito. Ah, e se colocadas em uma embalagem especial, elas se transformam na lembrancinha perfeita de Natal. Vamos conferir?

Ingredientes:

  • 500 g de farinha de trigo
  • 250 g de manteiga amolecida
  • 250 g de açúcar
  • 3 ovos
  • 1/2 colher (chá) de canela em pó
  • 1 colher (de chá) de essência de baunilha
  • 1 gema de ovo

Modo de preparo:

  • Misture a farinha, a manteiga, o açúcar, os ovos e os temperos em uma tigela. Misture com os dedos e forme uma bola.
  • Coloque a massa na geladeira e deixe descansar por pelo menos 3 horas.
  • Preaqueça o forno a 180ºC.
  • Retire a massa da geladeira e deixe descansar em temperatura ambiente por 45 minutos.
  • Abra a massa e corte com o cortador de biscoitos de sua escolha. Claro que fica mais legal se você tiver cortadores em formatos “natalinos”. Mas se não tiver, sempre dá para improvisar uma carrinha de Papai Noel num biscoito redondo.
  • Transfira os biscoitos para uma assadeira. Pincele os biscoitos com a gema de ovo batida. Asse no forno por aproximadamente 15 minutos.

f61d780868881692e59173662f6478bd

Glacê para decorar (opcional)
  • 2 claras de ovo
  • 3 xícaras (de chá) de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher (de sobremesa) de suco de limão
Misture as claras com uma xícara de açúcar e leve para a batedeira. Bata em velocidade baixa e acrescente o limão. Vá acrescentando o restante do açúcar e aumente um pouco a velocidade da batedeira, bata até ficar bem denso.
Divida em porções menores e junte corante alimentício na cor que quiser (eu usei em pó). Misture bem e reserve. Coloque o glacê em saquinhos limpos e secos e corte a pontinha. Faça o contorno com o glacê nos biscoitos e só depois preencha. Depois que fizer isto, deixe os biscoitos descansando até o glacê secar bem, só então guarde em vidros bem fechados.
Se você for mais “profissional” e tiver utensílios para decoração de bolachas e bolos também vale. O importante é abusar da criatividade e criar memórias com seus filhos.
pequena joana fotografia de família
E se você quer fugir um pouco da loucura dos shoppings nesse final de ano, vem fazer suas compras de Natal na Doudou! Aqui, além de produtos lindos e pensados especialmente para os pequenos, nós entregamos em todo o Brasil e temos uma embalagem linda de presente. Tudo para te deixar livre para curtir essa época tão especial com os pequenos.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s