Quando o assunto é reformas e decoração, a primeira imagem que vem a nossa mente são meses de bagunça, pó e quebração, sem contar nas altas contas que nunca parecem ter fim.
Mas existem alguns truques que podem dar uma renovada no seu ambiente, sem esgotar a sua sanidade, nem com a sua conta bancária. Um deles é o uso de almofadas e mantas nas salas ou nos quartos.
Almofadas e mantas são objetos que vão muito além do aconchego. Elas são objetos que podem definir o estilo e a estética de um ambiente. É fácil imaginar uma parede e um sofá neutros e neles as milhares de combinações possível utilizando almofadas e mantas diferentes.

Se você acha a idéia interessante, mas ainda se sente um pouco insegura em como combinar esses elementos, você veio ao post certo. Fica com a gente que vamos te ensinar 7 dicas incríveis para não errar e o melhor, de tempos em tempos poder renovar o ambiente sem gastar uma baba. Vamos lá?
1) 1 ESTAMPA + 1 COR SÓLIDA: Este é o básico do básico. Seja entre as almofadas, seja com as almofadas e mantas, se uma delas for estampada e a outra de uma cor sólida que apareça na estampa não tem erro. Fica ainda mais fácil se o fundo (sofá ou cabeceira da cama) também for de uma cor sólida. Caso o fundo seja estampado procure manter a mesma paleta de cores.



2) 1 ESTAMPA GRANDE + 1 ESTAMPA PEQUENA (OU TEXTURA): esse é apenas uma evolução da dica n.01. Combinar estampas entre si parece complicado, mas na verdade basta apenas bom senso e proporção. A regra de manter a mesma paleta de cores é super válida se você não se sente confortável em ousar um pouco mais.




3) BASE DE CORES SIMPLIFICADA: Manter uma combinação de cores simples, permite que você explore os formatos das almofadas ou a textura da manta.




4) FAMíLIAS DE ESTAMPAS: Uma outra forma de acertar na combinação de almofadas é focar em almofadas e mantas da mesma “família” de estampas. Ikat, florais, xadrez, dentre outras são estampas bastante comuns e que funcionam muito bem quando utilizadas variações delas mesmas nessa combinação. Veja os exemplos abaixo:



6) OPOSTOS SE ATRAEM: estampas e cores contrastantes podem causar um efeito muito interessante numa composição. Sim, esta é uma opção que nem todos se sentem confortáveis em fazer. Mas se você quiser arriscar pode se surpreender com o resultado.


7) A REGRA É NÃO TER REGRAS: E finalmente, a nossa sétima e última regra de ouro: use o seu “feeling”. Colocou no sofa, misturou, gostou? Então aposta que tem tudo para dar certo. Algumas peças e estampas se conversam entre si sem a gente conseguir explicar porque. Então, arrisque!



Gostou das nossas dicas? Então aproveita o SALE PROGRESSIVO de Dia das Mães que está acontecendo na Doudou e se joga na nossa Linha Casa para renovar o seu ambiente!