A importância do cuidado com a pele das crianças

O verão já está batendo na nossa porta, então chegou a hora de se preparar para a estação mais divertida do ano!

Sabemos que verão é sinônimo de praia, piscina, cachoeira, mas não podemos deixar que seja sinônimo de queimaduras de sol, alergias e desidratação. Por isso convidamos a Dra. Juliana Loyola Presa, dermatologista infantil, Mestre e Doutora em Saúde da criança e do adolescente para uma entrevista exclusiva. Ela nos orienta quais os principais cuidados com a pele e a saúde das crianças no verão. A gente quer que os nossos pequenos possam curtir muito os dias de sol, mas sem esquecer da proteção, ok?

Dra. Juliana, já sabemos que a prevenção à ação do sol é um cuidado que deve ser diário, não só para os adultos mas principalmente para as crianças. Quais devem ser os cuidados diários com a pele dos pequenos?

Brincar e se divertir ao ar livre é muito importante para a saúde física e psicológica das crianças. O grande desafio é ensinarmos as crianças, e os pais, que usar protetor solar todos os dias é sinal de saúde. É importante também cuidar da pele depois do sol. Tomar banho com água morna e passar hidratante no corpo todo depois do banho irão manter a pele saudável. 

Qual o horário indicado para exposição ao sol? É diferente para adultos e crianças?

Tantos adultos quanto crianças devem evitar a exposição solar no horário entre 10 horas e 15 horas, pois é o período de maior pico da radiação ultra violeta (UV).

E quanto tempo de exposição?

Não há um consenso sobre quanto tempo uma criança pode ficar exposta ao sol. Respeite o horário entre as 10 e 15 horas em que o sol é mais forte, respeite a pele da criança, especialmente as crianças de pele, cabelo e olhos claros. 

A partir de que idade é indicado o uso de protetor solar?

O uso do protetor solar é indicado a partir dos 6 meses. Antes desta idade é preciso analisar o risco x benefício e deve sempre ser conversado com o pediatra de confiança da família.  

Quando aplicar o protetor solar nas crianças e com que frequência?

O ideal é ensinar as crianças desde cedo que todo o dia é dia de passar filtro solar. Quanto antes elas aprenderem mais fácil de se tornar um hábito para a vida adulta.

No dia a dia o filtro pode ser aplicado 1 a 2 vezes no dia. Já nos dias de praia, piscina e brincadeiras por tempo mais prolongado ao ar livre, a cada 2 horas. Mas é importante lembrar que cada criança é diferente da outra. Tem crianças com pele mais sensíveis em que será preciso reaplicar o protetor solar com menos de 2 horas de intervalo. 

Roupas com proteção solar são efetivas?

Sim, ajudam bastante. Tanto roupas com proteção solar quanto bonés, chapéus e óculos de sol com lentes com proteção UV. Roupa normal de cor escura protege mais que roupa de cor clara. Roupa sem proteção solar, quando molhada, perde metade da capacidade de proteger do sol. 

Sabemos que você tem dois filhos lindos e muito queridos, mas que como toda criança, no verão quer sair correndo para a praia ou para a piscina. Conta para gente se você tem algum segredinho para convencê-los a passar (e repassar) o filtro sem tanta birra.

Adorei desta pergunta! É interessante que quando converso com outras mães, em geral elas acham que meus meninos nunca saem sem filho solar. Mas aqui em casa também passo alguns apertos! Uma dica que dou é acostumar desde pequeno. Criei uma rotina em que eu passava o filtro solar depois de colocar na cadeirinha do carro para levá-los a escola. Outra coisa importante é nos preocuparmos em relação a cosmética do filtro, ou seja, que ele não seja muito “gosmento” pois as crianças não gostam e vão reclamar mais na hora de passar. Meu filho mais velho de 10 anos gosta de usar filtro em bastão. 

Além  da queimadura solar, existem outras questões de pele que podem aparecer com mais frequência no verão (como alergias e brotoejas)? Como evitá-las?

As brotoejas são bem comuns e acontecem em crianças pequenas pois as glândulas de suor ainda não estão maduras. A principal dica para evita a brotoeja é não agasalhar demais. Mas se a brotoeja aparecer um banho com chá de camomila costuma ajudar a acalmar a pele. Crianças com dermatite atópica podem sofrer no verão pois o próprio suor é um irritante para a pele. Use somente produtos infantis na pele crianças, isto diminui o risco de alergias. 

Os dias de calor não são sinônimo só de sol e exposição solar, mas de maior perda de liquidos também. Quais os cuidados com hidratação com a chegada do verão?

Tomar bastante líquido é fundamental nesta época do ano. Deixe uma garrafa de água sempre por perto, é importante que a criança tome cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia. 

Mais alguma dica ou orientação de ouro para as nossas mamães?

Nossos filhos aprendem muito mais com aquilo que nos veem fazendo do que com o que falamos para eles fazerem. Por isto, pais e mães, usem filtro solar todos os dias, mesmo nos dias nublados, assim vai ficar mais fácil aplicar nas crianças. Explique para seus filhos a importância de cuidar da pele. Depois, é só curtir o verão! 

Juliana Loyola Presa, mãe do Leonardo e do Rafael – Pediatra no cuidado com a pele das crianças e adolescentes. Mestre e Doutora em Saúde da criança e do adolescente.       Professora de pediatria – UFPR / Presidente do Departamento de Dermatologia da SSP CRM / Pr 17.834

 

E para acompanhar o protetor solar na sacola de praia, que tal as toalhas e roupões divertidos que acabaram de desembarcar no nosso shop? Um mais lindo do que o outro, em plush fofinho por fora e atoalhado macio por dentro, eles são sucesso garantido entre as crianças e as mamães! Ah, e para quem já conhece, tem modelo novinho saindo do forno. Não perca!

 

shop now-01

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s