7 Dicas para uma hora de dormir tranquila

A hora de dormir é geralmente uma hora estressante para muitas mães. Crianças sem rotina, dormindo menos horas do que é necessário e pais se descabelando por um pouco de sossego é o que mais vemos por aí. Mas fique sabendo que você não está sozinha nessa empreitada, e a Doudou está aqui para te dar 7 dicas para transformar a hora de dormir, num momento de prazer e relaxamento, para você e seu filhote.

O principal é entender que se trata de um processo de aprendizagem. A criança tem a capacidade de aprender que pode dormir bem e – sempre que possível – sozinha. E como qualquer processo, haverão períodos de recaídas (durante viagens, épocas de festas de fim de ano, doenças). O importante é não desistir e o quanto antes retomar a rotina.

  1. ROTINA: palavrinha mágica, mas que nem sempre é tão fácil colocar em prática. Estabeleça os horários de sono da criança. Tanto os da noite quanto os do dia. E não espere até ver seu filho bocejando, choramingando ou esfregando os olhos. Se isso acontecer, certamente ele já passou do ponto.  15 ou 20 minutos de sono a mais podem fazer uma bela diferença. Para saber o tempo de sono necessário, segundo cada faixa etária você pode seguir essa tabelinha:tabelasono_gd
  2. LUGAR DE DORMIR É NA CAMA (OU NO BERÇO): Difícil não cair na tentação de embalar um bebê, fazendo aquele movimento que parece acalmá-lo tão bem, né? Pois então, o ideal é embalá-lo para que ele SE ACALME, mas não para que durma. Uma vez que o bebê esteja tranquilo, coloque-o no berço e deixe que ele já adormeça ali. O mesmo vale para carrinhos e bebês confortos. Evite fazer o bebê dormir em movimento, a qualidade do sono é bastante reduzida quando se utiliza estes artifícios.
  3. MENOS É MAIS: O excesso de estímulos é outra questão que pode interferir no sono dos bebês e crianças. Atente-se para o móbile barulhento, as luzinhas piscando e outras interferências. Para crianças maiores o interessante é retirar os brinquedos da cama. O ideal é manter o quarto bem escuro à noite, e eliminar tudo o que chame a atenção da criança na hora de dormir. Para crianças mais velhas, é possível manter uma luz fraquinha no quarto, para afastar os medos.
    Dormir-bem-como-o-sono-influencia-o-desenvolvimento-da-criança
  4. RITUAIS SÃO MUITO BEM VINDOS: Os rituais são sempre muito bem vindos na hora de dormir. Banho, o jantar, uma histórinha ou uma música… A repetição de rituais antes da hora de dormir funciona como uma alerta para o cérebro dos pequenos de que é hora de desacelerar. Inclusive para as crianças mais velhas. Procure não abrir mão destes rituais, incluindo aquilo que for necessário, todos os dias do mesmo jeito.1_J2ikYOfr0QAbPTNXJOtdbA
  5. CONFORTO, APEGO E CARINHO: Assim como para os adultos, nada atrai mais o sono do que uma caminha/berço aconchegante, um lençol macio e mantinhas quentinhas. Lençóis divertidos são uma boa pedida para incentivar os pequenos a irem para a cama. Outra tática é usar objetos de apego que possam fazer as crianças se sentirem mais seguras e aconchegadas. Uma naninha, um ursinho ou um cheirinho são sempre bem vindos na hora de fazer as crianças dormirem.DouDou-3648
  6. REGRAS CLARAS: Converse com carinho e deixe claro para o seu filho que até na hora de dormir existem regras. Se você não quer que ele vá para sua cama todas as noites, explique que cada um na casa tem seu quarto e que você espera que ele durma a noite toda na cama/berço dele. Certamente ele tentará passar para a sua cama, mas se esta é uma regra da casa, mantenha-se firme levando-o de volta a sua cama. Dentro de algum tempo ele absorverá a regra. Há famílias que adotam a cama compartilhada. E se todo mundo estiver de acordo, não há problema nenhum. O que não não se recomenda é mudar de opinião dependendo do dia, porque aí seu filho não vai ter a segurança de saber qual é o lugar certo para ele dormir.
  7. HORA CERTA DE SAIR DO BERÇO: a idade para sair do berço e ir para a caminha varia de criança para crianças, mas é geralmente por volta dos 3 anos que as crianças estão prontas para deixar o berço e ir para uma cama ou mini cama. Mas fique atenta se durante o processo a criança volta a acordar muitas vezes a noite ou se recusa a dormir. Pode ser que ela não esteja pronta. Neste caso é melhor manter o berço por mais um tempo, pois é lá que ela se sente segura.

E para embalar todos os sonhos mais lindos do seu filho, conte sempre com os produtos da Doudou, selecionados e desenvolvidos especialmente para deixar os bercinhos e caminhas super confortáveis e gostosos. Porque carinho e aconchego também são imprescindíveis para uma noite de sono tranquilo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

shop now-01

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s